

Publicações

Revista Irradiação
A revista Irradiação é editada, desde 1938, pela Cabana de Antonio de Aquino, cujo conteúdo é composto, exclusivamente, de mensagens recebidas mediunicamente na Cabana. Sua distribuição é gratuita, em nossa Casa, e, atualmente, são feitas três publicações ao ano.
Leia a Edição Especial de 80 Anos da Cabana.

Migalhas de Luz
Migalhas de Luz é o título do livro recebido mediunicamente e editado pela Cabana de Antonio de Aquino, em 1947, contendo setenta e oito poemas de Vicente, filho de Pedrita Valente, fundadora da Casa, e que desencarnou muito jovem, em 1941, tendo, pouco tempo depois, passado a manifestar-se como Guia espiritual da falange de Antonio de Aquino. Em 1971, a Cabana publicou uma segunda edição desta obra.

Raios de Luz
Em 1958, a Cabana de Antonio de Aquino editou uma obra contendo mensagens de seu Mestre e Patrono Antonio de Aquino, intitulada Raios de Luz. Em 1997, foi editado um segundo volume com o mesmo título e as mesmas características do primeiro: Raios de Luz - Volume II, que reúne 40 das mensagens recebidas na Cabana de Antonio de Aquino. Em 2014, por ocasião da comemoração dos 80 da Cabana, foi editado o terceiro volume desta obra, contendo 50 mensagens de nosso patrono Antonio de Aquino. Em 2017, por iniciativa da editora do Centro Espírita Leon Denis, o livro Raios de Luz - Volume I, original de 1958, foi reeditado.
Todos os volumes se encontram à venda na nossa Banca de Livros.
Pictografia
A Cabana de Antonio de Aquino mantém em exposição permanente, no salão principal e nas salas de trabalhos espirituais, cerca de 194 pinturas mediúnicas (pictografia).
A quase totalidade dessas obras são de autoria de Dinorah de Simas Eneas, membro fundador da Cabana de Antonio de Aquino, e datam do século passado, das décadas de 30, 40 e 50.
O artista verdadeiro é sempre o médium das belezas eternas e seu trabalho, em todos os tempos, foi tanger as cordas mais vibráveis do sentimento humano, alçando-o da terra para o infinito e abrindo, em todos os caminhos, a ânsia dos corações para Deus nas suas manifestações supremas de beleza, de sabedoria, de paz e amor".
Algumas obras pictografadas do acervo da Cabana:















Música
Desde as primeiras atividades da Cabana, por influência de sua fundadora, Pedrita Valente - uma exímia pianista - , a música esteve sempre presente em todas as reuniões. Pedrita deixou para a posteridade um poema intitulado “Música - Arte Divina”. Anos mais tarde, esse poema foi musicado pelo Guia espiritual Trovador. A tradição musical se mantém e, até hoje, a Cabana faz a harmonização do ambiente, no início de todos os trabalhos espirituais, com o canto de uma música de seu hinário. No passar dos anos de existência da Casa, vários grupos de pequenos corais foram formados para cantar e divulgar essas músicas.
Em 1991, começou a ser formado o atual Coral da Cabana de Antonio de Aquino, sob a inspiração do Guia espiritual Trovador e sob a regência de Márcia Tereza Pereira Marmo, médium da Casa, pianista, professora de música e regente formada pela Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro.
Com o desenvolvimento do trabalho, o Coral cresceu, e cresceu também seu acervo musical, composto de inúmeras músicas do Guia espiritual Trovador, recebidas mediunicamente, em nossa Casa, pelo médium e regente do Coral, Márcia Tereza.
Sou aquele que caminha pelo tempo, sem hora, sem momento e no momento eterno.
Sou o violeiro das almas aflitas que buscam consolo, o secar de suas lágrimas, que buscam encontrar o seu refúgio no templo esquecido do coração.
Sou trovador das antigas eras e chego para cantar a Boa Nova. É tempo de amor, fraternidade; cultivar a harmonia nos corações, procurando a sintonia das emoções... Cantem, cantem comigo o início de uma Nova Aurora..."
Do Trovador
O principal objetivo do Coral da Cabana é distribuir alegria, esperança e muito amor a todos os corações e ainda, com originalidade e leveza, divulgar a Doutrina Espírita. O compromisso com a divulgação da Doutrina não impede que façam parte do seu repertório músicas do cancioneiro popular brasileiro, principalmente aquelas que falam da beleza, das tradições e do seu folclore.
Ouça abaixo a música "Cabana, Berço da Consolação", composição de O Trovador:






Teatro
Devemos a Augusto Cesar Vanucci (1934 - 1992), ator, produtor e diretor de teatro e de televisão, o pioneirismo do teatro espírita no Brasil. Ao final da década de 1970, incentivado pelos médiuns Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco, transformou a psicografia de belas e profundas mensagens no espetáculo Além da Vida que tem levado, até os dias de hoje, milhões de pessoas aos teatros de todo o país.
A partir desta peça os assustadores fantasmas que, até então, habitavam a dramaturgia universal, passaram a ser vistos e melhor entendidos como irmãos nossos, e como nós imortais, à luz do Evangelho de Jesus.
De lá para cá intensa atividade teatral tem sido verificada, nessa área, através de adaptações para o espaço cênico de romances, contos e poesias de cunho espiritualista.
“Cabana em Cena”
Em dezembro de 2014, ano em que a Associação Espírita Cabana de Antonio de Aquino completava 80 anos de existência, profissionais ligados à área teatral e vinculados às atividades da Casa montaram o musical Pedrita... Era uma vez uma estrela sobre a vida e a obra de Pedrita Valente, fundadora da Cabana de Antonio de Aquino, tendo como elenco, equipe técnica e demais colaboradores, médiuns e frequentadores da Casa.
Dois anos mais tarde, já com a identidade de Grupo de Teatro Espírita Cabana em Cena, mais de vinte atores deram vida à personagens no espetáculo O Casamento, história que trata dos dramas da obsessão.
Os textos até então encenados – Pedrita... Era uma vez uma estrela e O Casamento - foram recebidos através da mediunidade intuitiva de Francisco Antonio Scaramella, produtor e diretor dessas apresentações.
O espetáculo teatral, é considerado como uma das mais belas formas de expressão artística, quando divulga mensagens edificantes da espiritualidade e promove “o maior serviço que podemos fazer pela doutrina espírita, que é a sua divulgação” (Emmanuel / Chico Xavier).
A continuidade das atividades do Grupo de Teatro Espírita “Cabana em Cena” ficou prejudicada e temporariamente suspensa, com o afastamento de seu diretor no ano de 2017, por motivos de saúde.







Biblioteca Vicente Valente
Horário de Funcionamento: 2ª Feira: 18h às 19h | 3ª Feira: 13h às 14h
Desde sua fundação, a Cabana de Antonio de Aquino assumiu o compromisso de divulgação da Doutrina Espírita. Ao longo dos anos, seu pequeno acervo inicial foi sendo enriquecido. A biblioteca empresta livros, gratuitamente, aos frequentadores a fim de facilitar o conhecimento da Doutrina, e também aceita somente doações de livros espíritas.
No ano de 2000, a biblioteca passou a ter como patrono Vicente Valente, filho da fundadora Pedrita Valente, que desencarnou em 1941, aos 21 anos.

Banca de Livros
Horário de Funcionamento: 2ª Feira: 18h às 19h | 3ª Feira: 13h às 14h
Criada para facilitar, aos frequentadores da Casa, a aquisição de obras espíritas, a Banca de Livros funciona em uma dependência do andar térreo, junto à Biblioteca, nos dias de reunião pública. Aquele livro que você leu e tanto o ajudou pode continuar sua trajetória de auxílio ao próximo. Eventualmente, a Cabana realiza uma Feirinha de Livros Espíritas, já usados, utilizando também essas doações. Toda renda obtida com as vendas da Banca de Livros é utilizada integralmente para a manutenção das atividades da Cabana.

Doutrina Espírita
Se você está dando os primeiros passos dentro da Doutrina Espírita e deseja conhecer um pouco mais do que ela pode lhe oferecer, para melhor compreensão da vida, para obter respostas a dúvidas existenciais e oportunidade de reflexão, saiba que existem inúmeros sites dedicados a este esclarecimento. Neles, você poderá conhecer, na íntegra, as obras básicas de Kardec, as inúmeras obras ditadas pelos espíritos André Luiz e Emmanuel (médium Chico Xavier) e muitas outras que, certamente, proporcionarão uma nova maneira de enfrentar as dificuldadesnaturais da vida, renovando esperanças.
Alguns sites para sua consulta: