Publicações

Revista Irradiação

A revista Irradiação é editada, desde 1938, pela Cabana de Antonio de Aquino, cujo conteúdo é composto, exclusivamente, de mensagens recebidas mediunicamente na Cabana. Sua distribuição é gratuita, em nossa Casa, e, atualmente, são feitas três publicações ao ano.

Leia a Edição Especial de 80 Anos da Cabana.

Migalhas de Luz

Migalhas de Luz é o título do livro recebido mediunicamente e editado pela Cabana de Antonio de Aquino, em 1947, contendo setenta e oito poemas de Vicente, filho de Pedrita Valente, fundadora da Casa, e que desencarnou muito jovem, em 1941, tendo, pouco tempo depois, passado a manifestar-se como Guia espiritual da falange de Antonio de Aquino. Em 1971, a Cabana publicou uma segunda edição desta obra.

Chamas de Amor

No ano de 2000, a biblioteca da Cabana passou a ter como patrono Vicente Valente e, em comemoração a este fato, foi editada uma coletânea com algumas das poesias enviadas pelo espírito Vicente, intitulada Chamas de Amor.

Raios de Luz

Em 1958, a Cabana de Antonio de Aquino editou uma obra contendo mensagens de seu Mestre e Patrono Antonio de Aquino, intitulada Raios de Luz. Em 1997, foi editado um segundo volume com o mesmo título e as mesmas características do primeiro: Raios de Luz - Volume II, que reúne 40 das mensagens recebidas na Cabana de Antonio de Aquino. Em 2014, por ocasião da comemoração dos 80 da Cabana, foi editado o terceiro volume desta obra, contendo 50 mensagens de nosso patrono Antonio de Aquino. Em 2017, por iniciativa da editora do Centro Espírita Leon Denis, o livro Raios de Luz - Volume I, original de 1958, foi reeditado.


Todos os volumes se encontram à venda na nossa Banca de Livros.

Clique na capa do exemplar e leia uma mensagem do livro.

Pictografia

 

A Cabana de Antonio de Aquino mantém em exposição permanente, no salão principal e nas salas de trabalhos espirituais, cerca de 194 pinturas mediúnicas (pictografia).

 

A quase totalidade dessas obras são de autoria de Dinorah de Simas Eneas, membro fundador da Cabana de Antonio de Aquino, e datam do século passado, das décadas de 30, 40  e 50.

O artista verdadeiro é sempre o médium das belezas eternas e seu trabalho, em todos os tempos, foi tanger as cordas mais vibráveis do sentimento humano, alçando-o da terra para o infinito e abrindo, em todos os caminhos, a ânsia dos corações para Deus nas suas manifestações supremas de beleza, de sabedoria, de paz e amor".

 

Algumas obras de Dinorah Simas Enéas expostas na Cabana:

Música

 

Desde as primeiras atividades da Cabana, por influência de sua fundadora, Pedrita Valente - uma exímia pianista - , a música esteve sempre presente em todas as reuniões. Pedrita deixou para a posteridade um poema intitulado “Música -  Arte Divina”. Anos mais tarde, esse poema foi musicado pelo Guia espiritual Trovador. A tradição musical se mantém e, até hoje, a Cabana faz a harmonização do ambiente, no início de todos os trabalhos espirituais, com o canto de uma música de seu hinário. No passar dos anos de existência da Casa, vários grupos de pequenos corais foram formados para cantar e divulgar essas músicas.


Em 1991, começou a ser formado o atual Coral da Cabana de Antonio de Aquino, sob a inspiração do Guia espiritual Trovador e sob a regência de Márcia Tereza Pereira Marmo, médium da Casa, pianista, professora de música e regente formada pela Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro.


Com o desenvolvimento do trabalho, o Coral cresceu, e cresceu também seu acervo musical, composto de inúmeras músicas do Guia espiritual Trovador, recebidas mediunicamente, em nossa Casa, pelo médium e regente do Coral, Márcia Tereza.

 

Sou aquele que caminha pelo tempo, sem hora, sem momento e no momento eterno.
Sou o violeiro das almas aflitas que buscam consolo, o secar de suas lágrimas, que buscam encontrar o seu refúgio no templo esquecido do coração.
Sou trovador das antigas eras e chego para cantar a Boa Nova. É tempo de amor, fraternidade; cultivar a harmonia nos corações, procurando a sintonia das emoções... Cantem, cantem comigo o início de uma Nova Aurora..."

Do Trovador

 

O principal objetivo do Coral da Cabana é distribuir alegria, esperança e muito amor a todos os corações e ainda, com originalidade e leveza, divulgar a Doutrina Espírita. O compromisso com a divulgação da Doutrina não impede que façam parte do seu repertório músicas do cancioneiro popular brasileiro, principalmente aquelas que falam da beleza, das tradições e do seu folclore.

Ouça abaixo a música "Cabana, Berço da Consolação", composição de O Trovador:

Cabana, Berço da Consolação - Composição de O Trovador
00:00 / 00:00

Teatro

 

Devemos a Augusto Cesar Vanucci (1934 - 1992), ator, produtor e diretor de teatro e de televisão, o pioneirismo do teatro espírita no Brasil. Ao final da década de 1970, incentivado pelos médiuns Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco, transformou a psicografia de belas e profundas mensagens no espetáculo "Além da Vida", que tem levado, até os dias de hoje, milhões de pessoas aos teatros de todo o país. A partir desta peça, os assustadores fantasmas que, até então, habitavam a dramaturgia universal, passaram a ser vistos e melhor entendidos como irmãos nossos e, como nós, imortais, à luz do Evangelho de Jesus. De lá para cá, intensa atividade teatral tem sido verificada, nessa área, através de adaptações para o espaço cênico de romances, contos e poesias de cunho espiritualista.

Grupo de Teatro Espírita “Cabana em Cena”
 
Em dezembro de 2014, ano em que a Associação Espírita Cabana de Antonio de Aquino completava 80 anos de existência, profissionais ligados à área teatral e vinculados às atividades da Casa montaram o musical "Pedrita... Era Uma Vez Uma Estrela", sobre a vida e a obra de Pedrita Valente, fundadora da Cabana de Antonio de Aquino, tendo como elenco, equipe técnica e demais colaboradores, médiuns e frequentadores da Casa. Dois anos mais tarde, já com a identidade de Grupo de Teatro Espírita Cabana em Cena, mais de vinte atores deram vida a personagens no espetáculo "O Casamento", história que trata dos dramas da obsessão.
 
Os textos até então encenados - "Pedrita... Era Uma Vez Uma Estrela" e "O Casamento" - foram recebidos e criados através da mediunidade intuitiva de um médium da Casa, Francisco Antonio Scaramella, produtor e diretor teatral dessas apresentações.
 
Esta companhia de teatro trabalha em consonância com as orientações da Federação Espírita Brasileira - FEB no que concerne às atividades de um grupo de teatro espírita. O espetáculo teatral, considerado como uma das mais belas formas de expressão artística, quando divulga mensagens edificantes da espiritualidade, promove, segundo Emmanuel (Chico Xavier), "o maior serviço que podemos fazer pela doutrina espírita, que é a sua divulgação". Os tópicos abordados nas tramas são cuidadosamente estudados para melhor entendimento e melhor interpretação deste ou daquele personagem à luz da doutrina espírita. Na plateia, durante a apresentação do espetáculo, também estão presentes irmãos que já se encontram no plano espiritual e muitos deles procuram encontrar alívio para suas dores morais e razões para sua própria elevação espiritual numa trama que envolve, além da diversão, o esclarecimento.
 

Biblioteca Vicente Valente

 

Horário de Funcionamento: 2ª Feira: 17h30 às 20h | 3ª Feira: 13h às 16h​

Desde sua fundação, a Cabana de Antonio de Aquino assumiu  o compromisso de divulgação da Doutrina Espírita. Ao longo dos anos, seu pequeno acervo inicial foi sendo enriquecido. A biblioteca empresta livros, gratuitamente, aos frequentadores a fim de facilitar o conhecimento da Doutrina, e também aceita somente doações de livros espíritas.

No ano de 2000, a biblioteca passou a ter como patrono Vicente Valente, filho da fundadora Pedrita Valente, que desencarnou em 1941, aos 21 anos.

Banca de Livros

 

Horário de Funcionamento: 2ª Feira: 17h30 às 20h | 3ª Feira: 13h às 16h
 
Criada para facilitar, aos frequentadores da Casa, a aquisição de obras espíritas, a Banca de Livros funciona em uma dependência do andar térreo, junto à Biblioteca, nos dias de reunião pública. Aquele livro que você leu e tanto o ajudou pode continuar sua trajetória de auxílio ao próximo. Eventualmente, a Cabana realiza uma Feirinha de Livros Espíritas, já usados, utilizando também essas doações. Toda renda obtida com as vendas da Banca de Livros é utilizada integralmente para a manutenção das atividades da Cabana.

Doutrina Espírita

 

Se você está dando os primeiros passos dentro da Doutrina Espírita e deseja conhecer um pouco mais do que ela pode lhe oferecer, para melhor compreensão da vida, para obter respostas a dúvidas existenciais e oportunidade de reflexão, saiba que existem inúmeros sites dedicados a este esclarecimento. Neles, você poderá conhecer, na íntegra, as obras básicas de Kardec, as inúmeras obras  ditadas pelos espíritos André Luiz e Emmanuel (médium Chico Xavier) e muitas outras que, certamente, proporcionarão uma nova maneira de enfrentar as dificuldadesnaturais da vida, renovando  esperanças.

Alguns sites para sua consulta:

AECAA - Associação Espírita Cabana de Antonio de Aquino

 

Av. Paula Sousa, 298
Maracanã - Rio de Janeiro
CEP: 20271-120 - RJ

 

(21) 2264-6855

aecabana@gmail.com

© Associação Espírita Cabana de Antonio de Aquino | Desenvolvido por Juliana Scatolin