Reuniões Públicas

Primeiro Atendimento

 

Segunda-Feira: das 17h30 às 20h30

Terça-Feira: das 13h30 às 16h30

 

Quando a pessoa chega à Casa pela primeira vez, é encaminhada para uma conversa/entrevista com um dos médiuns indicados para esta tarefa, que oferece toda orientação necessária para que você se sinta acolhido e seja assistido da melhor forma, nas suas necessidades, nos trabalhos espirituais ou assistenciais da Cabana. É nesse 1º atendimento que ela recebe a indicação da Corrente onde irá receber o auxílio do passe, uma vez que, em nossa Casa, a transmissão de energia espiritual, através do passe, acontece em salas separadas onde ficam situadas as Correntes de Passes, cada qual com objetivos específicos. Logo após esse 1º atendimento, a pessoa é encaminhada ao salão, a fim de participar da reunião.

Atendimento Fraterno

 

Segunda-Feira: das 18h às 20h30
Terça-Feira: das 13h30 às 16h30

Consta de um atendimento individual realizado pelos médiuns do Primeiro Atendimento, para irmãos que buscam entendimento de suas atuais aflições e dificuldades a serem vencidas. É uma conversa fraternal que acontece em horário simultâneo aos passes (2ª e 3ª feira), objetivando assistência e esclarecimentos, à luz da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus.

Estudo Preliminar

 

Segunda-Feira: das 18h15 às 18h50
Terça-Feira: das 13h45 às 14h20

 

No período que antecede a prece da abertura dos trabalhos, um expositor comenta uma página espírita, previamente selecionada, com o objetivo de ampliar o conhecimento da Doutrina Espírita e oportunizar uma reflexão sobre o tema, ampliando a compreensão do momento e das dificuldades vivenciadas por cada um.

Palestra

 

Segunda-Feira: das 19h10 às 19h40
Terça-Feira: das 14h40 às 15h10

 

As palestras públicas são destinadas ao público em geral, com temas atuais, previamente programados de acordo com as obras da Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Na Cabana, a palestra pública é realizada logo após a Prece de Abertura e antes dos trabalhos de Passe. Visa divulgar os ensinamentos de Jesus e dos Espíritos Superiores, contidos na Doutrina Espírita, porque é através desse conhecimento que conseguimos alcançar maior compreensão do sentido da vida, da razão de ser das dores e dos sofrimentos. A partir de uma reflexão mais profunda dos temas propostos é possível nos tornarmos adeptos conscientes, aptos a caminhar com Jesus, sentindo consolação, amparo e mais fortalecidos na fé.

Passe

 

Segunda-Feira: das 19h40 às 21h
Terça-Feira: das 15h10 às 17h

 

O Passe, à luz da Doutrina Espírita, é uma transmissão de energias fluídicas do médium passista para a outra pessoa que as recebe, em clima de prece, com a assistência dos Espíritos Superiores. Em nossa Casa, os passes são ministrados, após o término da explanação doutrinária, em salas destinadas para este fim. A assistência do passe é complementada com os benefícios da água fluidificada - água magnetizada por fluidos curadores e equilibrantes da Espiritualidade Superior.

Trabalhos de Saúde

 

Grupo de Saúde

Rajh-Nim-Nehru

 

1º Sábado do mês às 8h
3ª Quarta-feira do mês às 17h
4ª Quinta-feira do mês às 8h

Trabalho de assistência espiritual - presencial ou à distância - para atender irmãos necessitados de amparo e equilíbrio da saúde do corpo físico e espiritual, previamente inscritos. Para o atendimento, é necessário que o interessado marque o tratamento com antecedência, no salão do 2º andar, da sede da Cabana, nos horários das reuniões públicas de segunda-feira – das 18h às 20h e de terça-feira – das 13h30 às 14h30, quando receberá toda orientação necessária. O dia do tratamento é agendado no momento da inscrição. Recomenda-se que as pessoas que irão receber essa assistência compareçam à Cabana para receber o passe, antes do tratamento de saúde. Caso ocorra a impossibilidade de  comparecer ao atendimento, solicitamos informar à secretaria da Cabana pelo telefone (21) 2264-6855.

Grupo de Saúde

Bezerra de Menezes

 

1ª Quarta-feira do mês às 19h
3ª Quinta-feira do mês 9h

 

Trabalho de assistência espiritual à distância, com a participação exclusiva de médiuns e de médiuns em desenvolvimento, para assistência de irmãos necessitados, cujos nomes foram encaminhados para o atendimento.

Escola de Médiuns

 

Para participar das atividades de desenvolvimento mediúnico na Cabana, o interessado já deverá ter preenchido, pelo menos, um cartão de passes e ter passado pela entrevista com o médium do Primeiro Atendimento, onde receberá toda a orientação necessária. Nessas reuniões, além dos exercícios práticos específicos e do estudo doutrinário, ainda acontece o recebimento de mensagens mediúnicas dos Guias Espirituais da Cabana, psicografadas por seus médiuns presentes. Algumas destas mensagens são lidas, na reunião, e também reproduzidas em nossa revista Irradiação. E, através de um médium indicado no momento pelo dirigente dos trabalhos, é realizada uma psicofonia de outro Guia Espiritual.

Escola de Médiuns | Tarde

 

Quarta-feira: das 14h15 às 17h

1º momento:

  • Exercícios práticos específicos: sintonia dos médiuns em desenvolvimento com seus guias espirituais, realizando exercícios de psicografia, psicofonia e vidência.

  • Leitura das mensagens mediúnicas

 

2º momento:

  • ESDE: Estudo Sistematizado, propiciando conhecimento aprofundado da Doutrina Espírita, com enfoque no estudo da mediunidade.

Escola de Médiuns | Noite

 

Quinta-feira: das 19h15 às 21h

Estudo Preliminar:

Grupo de Estudos Maria de Nazaré e Luís Sérgio: das 18h15 às 19h10

1º momento:

  • Estudo Doutrinário, de menor tempo que o ESDE, devido ao horário disponível dos participantes, todos ainda ligados ao mercado de trabalho. Para quem tem disponibilidade, é oferecido um estudo preliminar.

 

2º momento:

  • Exercícios práticos específicos: sintonia dos médiuns em desenvolvimento com seus guias espirituais, realizando exercícios de psicografia, psicofonia e vidência.

  • Leitura de mensagens mediúnicas.

ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

 

O objetivo geral do ESDE é estimular o estudo e a vivência do Espiritismo de forma regular e contínua, tendo como base as obras codificadas por Allan Kardec e o Evangelho de Jesus. O ESDE é uma reunião privativa de grupos, que objetiva o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita.

Seguindo a orientação maior contida na obra de Kardec: “Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento, instruí-vos, eis o segundo”, o ESDE procura formar o espírita consciente, o adepto esclarecido, o trabalhador operoso. Estudando e trabalhando o aspecto filosófico da Doutrina, vai o participante vai compreendendo melhor seus fundamentos e na medida em que os coloca em prática, desenvolve um processo de modificação de pensamentos, sentimentos e comportamentos em suas relações com o mundo. Esse é o objetivo maior do ESDE na Cabana. Não se pretende formar doutores em Espiritismo, mas sim oportunizar a reflexão sobre questões espirituais, morais, e psicológicas da atualidade, buscando fortalecer a fé e a perseverança no sentido do autoaperfeiçoamento e da transformação íntima.

ESDE | Sábado

 

Sábado: das 15h10 às 17h30

 

Aos sábados o ESDE é oferecido para todos os interessados, independentemente de serem frequentadores da Casa ou não.

ESDE | Quarta-feira

 

Quarta-feira: das 15h40 às 17h

 

Às quartas-feiras, o ESDE inicia-se na segunda parte da sessão de desenvolvimento mediúnico, com a participação dos médiuns, médiuns em desenvolvimento e frequentadores da Casa.

Evangelização

 

Evangelização da Infância

 

Sábado: das 15h às 17h

 

A área de Evangelização da Infância atende crianças a pré-adolescentes, na faixa de 3 a 12 anos, e sua programação se apoia nos livros das Obras Básicas codificadas por Alan Kardec; aborda e analisa assuntos da atualidade à luz do Espiritismo. Funciona no período de março a dezembro e tem por objetivos:

  • Promover a integração do evangelizando consigo mesmo, com o próximo e com Deus;

  • Oferecer a oportunidade do estudo da lei natural que rege o universo, da origem e do destino dos Espíritos, bem como e suas relações com o mundo corporal;

  • Levar o evangelizando a perceber-se como ser integral, critico e participativo, herdeiro de si mesmo e do meio em que vive.

Grupo de Pais

 

Sábado: das 15h às 17h

 

O Grupo de Pais é um espaço oferecido aos pais e familiares dos evangelizandos para estudar, dialogar e trocar experiências. Tem como objetivos:

  • Refletir sobre a importante tarefa da educação dos filhos à luz da Doutrina Espírita;

  • Aprimorar os conhecimentos doutrinários, filosóficos e científicos visando o desenvolvimento de comportamentos adequados no Lar e na condução da Família.

Mocidade de Pedro

 

Sábado: das 15h às 17h

A Mocidade destina-se ao jovem desejoso de conhecer e aplicar os fundamentos da Doutrina Espírita e do Evangelho, capacitando-o para o enfrentamento das lutas e para a construção de uma vida mais feliz. É organizado para atender jovens de 13 a 21 anos, com base nos seguintes objetivos:

  • ​Proporcionar um espaço orientado para o crescimento individual e coletivo, onde os jovens possam analisar, debater e questionar;

  • Estimular o senso crítico perante situações-problema, conduzindo o jovem à auto-observação que possibilita a identificação de comportamentos a serem modificados;

  • Desenvolver atividades que promovam o afeto e a fraternidade cristã entre os membros do grupo de modo a aplicá-las no dia-a-dia;

  • Incentivar a participação do jovem nas atividades da Casa Espírita, local de aprendizado e crescimento.

A Mocidade de Pedro tem como patrono Pedro Lucio Valente, filho da fundadora da Cabana, Pedrita Valente. Pedro foi um jovem muito espiritualizado que desencarnou aos 21 anos. 

Evangelho no Lar

 

O Evangelho no Lar é o estudo em família da doutrina de Jesus. Na Cabana, em todas as atividades de estudo e atividades de atendimento ao público, trabalhamos no sentido de desenvolver e incentivar nos participantes esta prática, oferecendo, também, um roteiro para sua realização.

1. Escolher um dia na semana, fixando horário para a reunião com os elementos da família;

2. Abrir a reunião com uma prece; rogar a Jesus em favor do lar onde está sendo feito o Culto do Evangelho para as pessoas presentes, familiares e amigos;

3. Leitura e comentários de um tópico de O Evangelho Segundo o Espiritismo, estudado de forma sequencial ou ao acaso;

4. Encerrar com uma prece de agradecimento a Deus.

O tempo da Reunião deve ser de 30 a 40 minutos; pode-se colocar água para ser beneficiada pelos Protetores Espirituais e, após, repartida entre os participantes. Lembramos, aqui, a insistente recomendação do Plano Espiritual de que seja evitada manifestação mediúnica ou sessão de desobsessão no ambiente familiar, pois os lares não estão preparados para esses tipos de trabalho, que requerem condições vibratórias especiais, só encontradas nos Centros Espíritas.

AECAA - Associação Espírita Cabana de Antonio de Aquino

 

Av. Paula Sousa, 298
Maracanã - Rio de Janeiro
CEP: 20271-120 - RJ

 

(21) 2264-6855

aecabana@gmail.com

© Associação Espírita Cabana de Antonio de Aquino | Desenvolvido por Juliana Scatolin