top of page

Projetos Assistenciais

Lar de Itacy

2ª a 6ª Feira: das 7h45 às 16h45

Lar de Itacy

 

O Lar de Itacy foi fundado em 23 de outubro de 1971, destina-se ao atendimento de crianças carentes, sem acesso a atividades recreativas , culturais e de lazer. Funciona no 3º andar da sede da Associação. De 1971 a 1991 funcionou em regime de internato. Atualmente assiste 40 crianças de 4 a 12 anos, no contra turno do horário escolar ou  em horário integral. As atividades são realizadas de 2ª a 6ª feira, durante o período de 5 horas diárias,  sempre que as aulas regulares acontecem normalmente, ou em regime de horário integral - 9 horas diárias, quando houver suspensão de aulas, férias escolares do mês de julho ou qualquer outro impedimento.
 

Busca oferecer às mães a tranquilidade necessária para o desempenho de suas atividades profissionais. O Lar de Itacy preocupa-se em preencher o tempo ocioso da criança, após o retorno da escola, evitando a exposição a situações de risco e/ou violência na comunidade onde moram. Também realiza junto aos pais,  um trabalho de aproximação da família no processo educacional e no processo de  desenvolvimento da criança.  Atende famílias moradoras das comunidades localizadas ao redor da área do Maracanã, Vila Isabel, Tijuca e adjacências e também crianças oriundas de outras comunidades cujas mães trabalham nas redondezas da instituição. A movimentação das crianças, no horário de saída do turno da manhã e no horário de entrada do turno da tarde, fica sob a responsabilidade da instituição e não do responsável que se encontra em horário de trabalho. Para o desenvolvimento da ação proposta, são desenvolvidas oficinas, sob a responsabilidade de dinamizadores voluntários da Associação e as crianças são divididas em grupos, de acordo com faixa etária e o turno escolar. Algumas oficinas oferecidas são: oficina de música e canto coral, dramatização e teatro, artes gráficas/criatividade, informática, entre outras.

​

Damas da Assistência

Teresa Cristina

4º Domingo do mês: 8h

Damas a Assistência

 

Desde sua  fundação, em 25 de dezembro de 1934, a Associação Espírita Cabana de Antonio de Aquino preocupou-se em desenvolver uma obra de assistência social, criando as “Damas de Assistência Teresa Cristina”, que até a presente data continua em atividade. Constitui, desta forma, a primeira obra assistencial da Cabana.


O grupo realiza atividades assistenciais para 50 famílias que vivem em situação de carências socioeconômicas, procurando conhecer suas demandas e necessidades a fim de esclarecer e orientá-las para soluções adequadas, para o conhecimento dos direitos e deveres do cidadão e para o desenvolvimento da autonomia, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. A distribuição mensal de gêneros alimentícios às famílias cadastradas é antecedida de estudo evangélico-doutrinário, e ainda são realizadas várias atividades:

​

  • orientação sócia educativa;

  • encaminhamento a serviços sócio-assistenciais;

  • orientação a  gestantes;

  • orientação jurídica;

  • apoio a necessidades materiais imediatas.

 

Todos os produtos distribuídos são doados ou arrecadados pelos membros participantes do próprio grupo. Qualquer colaboração é bem vinda!

​

Grupo Gestantes

4º Domingo do mês: 8h - Famílias Assistidas
4ª Sexta-Feira de Maio e de Outubro - Maternidade

Grupo Gestantes

 

Desde a década de 50, a Associação vem realizando, na medida de suas possibilidades,  distribuição de enxovais para recém-nascidos de gestantes socialmente carentes que buscam auxílio em nossa Casa. O Grupo Gestantes atende, anualmente, na Associação, cerca de 50 gestantes com palestras de orientação sobre as fases da gestação e sobre os cuidados e necessidades de um recém-nascido; oferece a essas gestantes um enxoval para o bebê. Realiza, também, distribuição de cerca de 300 enxovais a parturientes carentes, em maternidades da rede pública. Esse atendimento é sempre realizado na última semana dos meses de maio e outubro.

 

Composição dos kits distribuídos:

  • Kit 1: fraldas de pano, fraldas descartáveis, toalha de banho, calça plástica e cobertor.

  • Kit 2: manta de flanela ou tricô, casaquinho de flanela, casaquinho de tricô, conjuntos pagão, macacão.

  • Kit 3: banho de sol,  regatas, cueiros, pares de sapatinho de tricô ou meinhas, saboneteira, sabonete.

​

Todos os produtos distribuídos são doados ou arrecadados pelos membros participantes do próprio grupo. Qualquer colaboração é bem vinda!

​

População de Rua

4º sábado do mês: 14h

População de Rua

​

Um grupo de voluntários da casa iniciou, em dezembro de 1985, atividades de atendimento a moradores de rua localizados no Centro da cidade e no bairro da Tijuca. O grupo se propôs, inicialmente, à confecção e  distribuição de  uma refeição, acompanhada de leite ou refresco. Ao longo dos anos, o trabalho ampliou-se e, hoje, esse grupo de voluntários para atendimento à população de rua - Grupo Júlio Rocha - procura contribuir para a sobrevivência e a integridade das pessoas que utilizam a rua como espaço de moradia e ainda sentir e ouvir suas necessidades e interesses.
 
O trabalho de atendimento é dividido em duas etapas: na primeira etapa, a alimentação a ser distribuída - quentinhas e lanches - é confeccionada na cozinha central da Associação pelos próprios integrantes do grupo e o material a ser distribuído, selecionado entre os donativos, é embalado e acondicionado. São também organizados os kits de higiene. Na segunda etapa, os materiais são arrumados em carros particulares que saem, em caravana, para a distribuição in loco. Na época de inverno, são realizadas campanhas na Associação para arrecadação de cobertores, que também são distribuídos.

​

Grupo de Apoio

Grupo Franciscano

Grupo Franciscano

​

Desde 1985 até 2013, o Grupo Franciscano atuou junto ao Hospital Frei Antônio (hansenianos) realizando, mensalmente, visitas fraternas aos internos. Essas visitas deixaram de ser realizadas somente quando a última paciente desencarnou.

​

Atualmente, este trabalho destina-se ao atendimento de parturientes carentes, na Maternidade Fernando Magalhães, quando um grupo de irmãos realiza uma visita, levando enxovais para as mães dos recém-nascidos. Essa atividade é realizada nos meses de maio, em comemoração ao mês das mães, e outubro, em comemoração ao aniversário de "Mãe Pedrita".

​

bottom of page